Canais de Distribuição
Fundamentos de Comércio Exterior
Canais de Distribuição
Alunos: Gerson Marques
Nicole Lacerda
Viviane Monteiro
Turma: 3021
Canais de Distribuição
Introdução
Os canais de distribuição podem ser definidos como o conjunto de elementos articulados entre si, que executam ações sistematizadas com o objetivo de tornar disponível para consumo um produto ou serviço.
EXPORTAÇÃO DIRETA E INDIRETA
Exportação direta
A exportação direta consiste na operação em que o produto exportado é faturado pelo próprio produtor ao importador. Este tipo de operação exige da empresa o conhecimento do processo de exportação em toda a sua extensão. Cabe assinalar que a utilização de um agente comercial pela empresa produtora/exportadora não deixa de caracterizar a operação como exportação direta. Nesta modalidade, o produto exportado é isento do IPI, e não ocorre a incidência do ICMS. Beneficia-se também dos créditos fiscais incidentes sobre os insumos utilizados no processo produtivo. No caso do ICMS, é recomendável consultar as autoridades fazendárias estaduais, sobretudo quando houver créditos a receber e insumos adquiridos em outros Estados.
Exportação indireta
A exportação indireta é realizada por intermédio de empresas estabelecidas no Brasil, que adquirem produtos para exportá-los. Estas empresas podem ser: trading companies (a venda da mercadoria pela empresa produtora para uma trading que atua no mercado interno é equiparada a uma operação de exportação, em termos fiscais); empresas comerciais exclusivamente exportadoras; empresa comercial que opera no mercado interno e externo; outro estabelecimento da empresa produtora - neste caso a venda a este tipo de empresa é considerada equivalente a uma exportação direta, assegurando os mesmos benefícios fiscais – IPI e ICMS; e
Agentes comerciais
Os agentes comerciais atuam como facilitadores do processo mercantil.
A rigor,