Canais de distribuição
“Localizar significa determinar o local onde será a base de operações, onde serão fabricados os produtos ou prestados os serviços e/ou onde se fará a administração do Empreendimento”. (MOREIRA, 1998)
Segundo (CHIAVENATO, 2005), “A Localização das instalações – mais comumente denominada localização industrial – refere-se ao local específico escolhido para as instalações da empresa, seja a fabrica, oficina, loja ou escritório da empresa. A escolha de um local para situar as instalações depende da vários fatores que devem ser reunidos em um conjunto adequado”.
O estudo da localização preocupa-se em verificar uma área específica a partir das unidades de distribuição de produtos ou de prestação de serviços, o objetivo é determinar a quantidade e a localização ideal destas unidades de forma a atender da melhor maneira possível um conjunto de usuários cuja localização é conhecida.
FATORES DETERMINANTES NAS DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO
Disponibilidade de Mão-de-obra – Escolhe-se o local pela abundância de mão-de-obra barata e preparada. Tratando-se de um fato importante quando a produção é de mão-de-obra intensiva e há necessidade de muitos empregados.
Proximidade das fontes de matérias-primas ou de fornecedores - Quando os insumos forem de grande tamanho ou peso, a proximidade das fontes de fornecedores é fundamental.
Localização geográfica próxima aos mercados consumidores – Uma forma de minimizar os custos de transportes dos produtos acabados ou para facilitar a entrega dos serviços, escolhe-se o local mais chegado aos consumidores, clientes e usuários.
Facilidade de transporte – Melhor acesso a estradas, ferrovias, terminais de transporte marítimo ou fluvial.
Infra-estrutura – Maior disponibilidade de serviço, como eletricidade e gás, quando o volume desses insumos é grande.
Tamanho da Localização – Quando houver planos de expansão ou tipo de solo mais apropriado em se tratando de construções pesadas ou de