Canais de distribuição
INTRODUÇÃO 3
ROTEIRO SUGERIDO 4
1. – CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO 4
2. – ESCOLHA DE INTERMEDIÁRIOS 5
2.1. e 2.2. – CONTRATO COM REVENDEDORES 6
3. – LOJAS REVENDEDORAS DE PRODUTOS 7
3.1. – ESTADOS E CIDADES DE ATUAÇÃO 7
3.2. – AVALIAÇÃO MELHOR ALTERNATIVA DE CANAL 9
4. – RECLAMAÇÕES SURGIDA NO CANAL 9
5. – ANÁLISE QUANTITATIVA 9
5.1. – PARTICIPAÇÃO DE MERCADO 10
5.2 – PREVISÃO DE VENDAS 10
6. e 6.1 – CONCORRÊNCIA 11
6.2. – DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS PELOS CONCORRENTES 13
7. – SATISFAÇÃO ATUAL SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO 13
8. – VENDEDORES DANONE 13
introdução
A Danone é uma multinacional francesa fundada em 1932. Um dos maiores grupos empresariais no segmento de produtos alimentares do mundo, atuando nos setores de Produtos Lácteos Frescos, Biscoitos, Bebidas, embalagens e outros. Isso gera um faturamento de US$ 15 bilhões, atuando em mais de 150 países com mais de 90 mil funcionários. Segundo a consultoria InterBrand, a marca Danone está avaliada em US$ 4,5 bilhões.
No Brasil, a empresa possui mais de 3.000 funcionários atuando nos segmentos de biscoitos e produtos lácteos frescos. No mercado é a primeira em produtos lácteos frescos, possui 32,3% do mercado, atuando em 134 mil, dos cerca de 300 mil pontos de venda do Brasil. Sinônimo de marca na categoria de iogurtes a empresa foi durante muitos anos líder de mercado, atuando com canais de distribuição focados na distribuição de varejo.
[pic]
Nos últimos anos a Danone e o mercado lácteo sofreram várias mudanças, o que tem levado a empresa a repensar seus canais de distribuição e além dos canais tradicionais, buscar também novas alternativas de distribuição para seus produtos.
Conforme sugere o Roteiro, iremos demosntrar nos próximos capítulos, as mudanças que tem afetado a empresa e a necessidade de repensar os canais de distribuição.