cana de açúcar
Plantar cana ou variedades de cana-de-açúcar?
Antonio Carlos A. Gheller
A região de Guariba, por sua tradicional vocação na exploração de cereais nas áreas de produção de cana-deaçúcar, técnica bastante proveitosa para as culturas e para a manutenção da fertilidade do solo, tem forte direcionamento para o plantio de cana no sistema de anoe-meio.
Diferente do plantio de ano, em que não temos muitas opções de variedades, o sistema de ano-e-meio exige um planejamento mais ajustado da variedade a ser utilizada, pois todas elas se apresentam como opções de plantio aos produtores.
A grande pergunta, entretanto, é saber qual a variedade ou as variedades que se pode plantar com menor risco, maior rendimento agrícola e maior teor de sacarose, lembrando que o fornecedor tem que produzir quantidade de ATR por hectare ou alqueire e não apenas toneladas de cana ou ATR por tonelada de cana.
A resposta à questão acima pode começar a se complicar quando relaciona as variedades que podem ser utilizadas, a disponibilidade de mudas para realizar o plantio, o melhor ajustamento das características das variedades e a condição de produção apresentada pelo produtor. Vamos pensar em cada uma destas questões.
abordagem 15 variedades, entre as quais temos algumas bastante conhecidas dos fornecedores, enquanto outras são novidades.
Novidades são aquelas recém liberadas pelas instituições que fazem o melhoramento genético da cana no Brasil e que são liberadas por terem comportamento ou características que superam aquelas antigas e conhecidas. Nem sempre, porém, isto é garantia de que poderemos substituir uma variedade antiga por uma nova, apenas com informações experimentais ou observações das multiplicações nos viveiros de mudas.
É imprescindível que se faça o teste final em condições de safra e sem aplicar os modelos experimentais que são restritivos e não absorvem todas as condições de produção em escala comercial (é a validação ou