Cana de açucar
Mariza Peixoto Castilho
PROCEDIMENTOS DE MÉTODOS ANALÍTICOS DA CANA E CALDO
Dourados
2012
Aline da Silva Costa
Mariza Peixoto Castilho
PROCEDIMENTOS DE MÉTODOS ANALÍTICOS DA CANA E CALDO
Trabalho de conclusão de curso apresenta ao Curso de Técnico em química do SENAI de Dourados, com o requisito parcial para obtenção do Título em Técnico em Química.
Orientador: Euripedes Garcia Silveira Júnior
Dourados
2012
AMOSTRAGEM
Esse processo compreende a coleta da amostra, onde é realizada a perfuraçãoda carga por sonda amostradora. Sendo assim a retirada dasamostras é realizada da seguinte maneira: As amostras são retiradas aleatoriamente em três pontos diferentes de carregamento, definidos por sorteio, que serão emitidos ao Pagamento de cana pelo teor de sacarose (PCTS) o Boletim de análises (BA), em uma registradora. O BA é referente à carroceria do caminhão transportador ,a colhedeira,e a fazenda, permitindo à unidade industrial acesso para tomada de amostra em toda área da carroceria. Quando a cana for transportada em um caminhão com mais de uma carretas, as amostras podem ser retiradas considerando cada carreta como um carregamento individual. A perfuração da carga é feita no centro da carreta. Logo após a a sonda faz a perfuração e amostra é trasferida para o desfibrador.
PREPARAÇÃO DA AMOSTRA
No desfibrador a amostra é desfibrada e homogeneizada, em seguida é encaminhada à etapa de extração do caldo, a amostra é prensada e o caldo é obtido da seguinte forma:Em uma balança de precisão separamos 500g da amostra, é enviada para a prensa hidráulica que extrai o caldo e gera o bagaço, PBU(bolo) úmido.O caldo é extraído a uma pressão de aproximadamente