Cana De Ac Ucar
ANGÉLICA FRANÇA DOS SANTOS
FERNANDA MATTOS
PAULO EDUARDO BORGES FERNANDES
ROBERTO DIAS DE ANDRADE NETO
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO: CANA-DE-AÇÚCAR
Campo Grande – MS
Maio de 2013
ANGÉLICA FRANÇA DOS SANTOS
FERNANDA MATTOS
PAULO EDUARDO BORGES FERNANDES
ROBERTO DIAS DE ANDRADE NETO
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO: CANA-DE-AÇÚCAR
Trabalho apresentado como parte da composição da média semestral da disciplina de Gestão do conhecimento do Curso de Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, turma N-80, sob a orientação do Prof. José Francisco dos Reis Neto.
Campo Grande – MS
Maio de 2013
INTRODUÇÃO Introduzida no período colonial, a cana-de-açúcar se transformou em uma das principais culturas da economia brasileira. O Brasil não é apenas o maior produtor de cana. É também o primeiro do mundo na produção de açúcar e etanol e conquista, cada vez mais, o mercado externo com o uso do biocombustível como alternativa energética. O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, responsável por 490 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano (safra 2011/2012)*. Cerca de 90% da produção brasileira de cana-de-açúcar é colhida na região Centro-Sul, principalmente no Estado de São Paulo que é responsável por 60%. Para garantir que a cultura da cana-de-açúcar não ameace áreas de grande biodiversidade, que são protegidas pela legislação brasileira, novas áreas de plantio devem respeitar o Zoneamento Agro ecológico da Cana-De-Açúcar vigente desde 2009. Este é o caso da região da Amazônia que, além de possuir clima impróprio para o plantio da cana-de-açúcar, não está incluída no Zoneamento Agro ecológico da Cana-de-açúcar. O mesmo ocorre com outros importantes biomas brasileiros, como o pantanal.
ORIGEM
A cana-de-açúcar é uma planta que pertence ao gênero Saccharum L. Há pelo menos seis espécies do gênero, sendo a cana-de-açúcar cultivada um híbrido multiespecífico,