Can resumo
O protocolo CAN, Controller Area Network, é muito utilizado para aplicações de automação como um método para permitir uma comunicação série robusta. O objectivo é tornar o sistema mais fiável, seguro e eficiente, ao mesmo tempo que se diminui a complexidade das ligações.
Com base nesses factores, será desenvolvido um projecto de rede de comunicação CAN. Para este projecto vamos apresentar uma análise e implementação de uma solução para transmissão de mensagens num barramento CAN, para isso, utilizando 3 nós de hardware.
Cada nó de hardware será constituído por um PIC18f4550 um controlador com interface SPI (Serial Peripheral Interface) e um transceiver, um desses nós está ligado a um PC, ligação RS232, em que este vai permite alterar ou visualizar os parâmetros de controlo de um qualquer nó. A unidade central (PC) tem ainda a função de monitorizar todas as mensagens que circulam no BUS CAN. Palavras-chave
CAN, PIC, transceiver, SPI, Barramento CAN
aa
5 Visão geral CAN-Bus
Existem três protocolos de barramento CAN:
1 O protocolo entre a MS 1 e CS1 ou ECOS.
Foi com a Märklin-MS1 sob a então nova geração de
"Sistema Märklin" foi introduzida e é, portanto, aqui chamada de M-CAN. Esteproto- protocolo é descrito neste documento.
2 O protocolo entre CS1/ECoS eo sniffer módulo ou o booster.
Foi introduzido pela ECOS ESU e aqui é porque como um E-CAN-se registros. O protocolo agora é suportado pelo CS1, quando o
Atualizar o ECOS sniffer módulo tinha recebido.
3 As actas das CS2/MS2.
Este protocolo tem nada a ver com os outros dois e não será- matriculados, mas foi libertado da Märklin.
Em parte, os protocolos podem ser usados em paralelo em um ônibus. o
M-CAN protocolo pode ser usado tanto em paralelo com o E-CAN. Existem apenas
Limitações na funcionalidade e no endereçamento. Também pode paralelo ser usado para registrar o CS2/MS2. E-CAN e da ata da CS2/MS2 mutuamente exclusivos, no entanto.
A definição de longo alcance da rede