Camus
Camus foi escritor, romancista, ensaísta e filósofo francês, nascido na Argélia, que se dedicou ao estudo do absurdismo .
Camus acreditava que o homem devia revoltar-se contra a inexistência do sentido da vida e lutar pelo descobrimento deste. Daqui vem a frase "O sentido da vida é a revolta contra a absurda condição humana."
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ABSURDISMO
O desejo profundo do homem é tornar o mundo inteligível conhecendo tudo, só que, o próprio ser é enganado pela realidade.
O Absurdismo é um ramo do existencialismo e partilha muitas das suas características.
(Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos séculos XIX e XX que partilhavam a crença que o pensamento filosófico começa com o sujeito humano, não meramente o sujeito pensante, mas as suas ações, sentimentos e a vivência de um ser humano individual.) (informação adicional)
O absurdo provém da relação que se manifesta entre o homem e o mundo que o rodeia. O homem sente-se absurdo enquanto ser que foi "projetado" para o palco da existência. Ou seja, o absurdo é criado tanto pela mente humana como pelo universo que a rodeia, surgindo pela contradiçao criada por ambos. E o absurdo é tal que não podemos fugir dele , devemos aceita-lo e lutar contra ele porque é revoltante.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ILUSÃO
Camus intende que é um "ato de ilusão" preencher o espaço vazio com crenças ou sentidos inventados porque, assim, o absurdo é evitado. O problema é que se o absurdo for evitado este não poderá ser confrontado.
DEUS
Em relaçao a Deus, Camus propôs o seguinte: o absurdo não leva à crença em Deus mas, também não leva à sua negação.
Nós nascemos num mundo