Camundongos Scid e Nude
São Paulo
2012
RESUMO
Linhagens de camundongos tem sido utilizadas como modelos experimentais de pesquisa biomédica desde o início do Século XX. O camundongo é o animal experimental de escolha em várias áreas por ser de fácil manipulação, ter uma reprodução rápida e apresentar uma grande diversidade genética. Os camundongos scid apresentam profunda linfopenia, função defeituosa dos linfócitos B e T, e consequente deficiência das respostas humoral e celular. Já os camundongos atímicos ou nude possuem um defeito no cromossomo 11 que se manifesta com o desenvolvimento do timo rudimentar, no qual não ocorre normalmente a maturação de linfócitos T. Como consequência, há poucos ou nenhum linfócito T maduro nos tecidos linfóides periféricos e falha de todas as reações imunes celulares. Os camundongos scid e nude adquirem a infecção experimental e a mantém num estado crônico e persistente.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 PARTE 1 – IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS DO USO DE CAMUNDONGOS. 5 1.1 A idéia da experimentação animal 5 1.2 O camundongo como modelo experimental 5 PARTE 2 – OS CAMUNDONGOS SCID E NUDE 7 2.1 Camundongo nude 7 PARTE 3 – DOENÇA DE CHAGAS 9 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12 ANEXOS 13 ANEXOS 13
INTRODUÇÃO
Linhagens de camundongos tem sido utilizadas como modelos experimentais de pesquisa biomédica desde o início do Século XX. O camundongo é o animal experimental de escolha em várias áreas por ser de fácil manipulação, ter uma reprodução rápida e apresentar uma grande diversidade genética.
Camundongos como a linhagem nude (nu/nu) apresentam ausência de pêlo e um quadro de imunodeficiência por possuírem um timo atrofiado e, por consequência, ausência de linfócitos T.
Eles podem ser obtidos do acasalamento de animais imunocompetentes: mães heterozigotas (BALB/c nu/+) e pais BALB/c nu/nu transplantados com