Campos e superfícies equipotenciais
A intensidade de uma força eletrostática é medida através do produto das cargas elétricas com uma constante eletrostática em relação ao quadrado da distância entre elas. No surgimento de um campo elétrico, as superfícies equipotenciais possuem o mesmo potencial. O experimento demonstra a visão delas através de pontos demarcados próximos a eletrodos utilizados devido à movimentação de cátions e ânions. Houve também a medição da diferença de potencial das linhas equipotenciais das superfícies onde observações importantes representam fenômenos da física como bolhas de água. Pode-se concluir que as linhas equipotenciais variam de acordo com o eletrodo utilizado, pois podem mudar devido à forma que eles apresentarem.
Palavras-chave: Força eletrostática, cargas elétricas, campo elétrico, superfícies equipotenciais, eletrodo.
I. Introdução
Podemos analisar e estudar as cargas, no qual o nosso deve-se ao fator da força eletrostática entre elas. Se analisarmos duas delas (ex. q1 e q2), podemos afirmar que a intensidade de ambas pode ser obtida pela seguinte fórmula representada pela figura 1, sendo “r” a distância em que se encontram. Falando de carga, não podemos esquecer o campo elétrico, pois o mesmo está vinculado e é apenas possível existir caso esteja presente uma carga elétrica em algum lugar no espaço. Atribuímos a equação da figura 2 para calcular o campo elétrico. Contudo, se formos medir o potencial elétrico, devemos pensar da seguinte maneira: são superfícies equipotenciais (“linhas”) formadas a partir do campo elétrico onde possuem os mesmos potenciais e é possível ser calculado pela fórmula descrita na figura 3.
[pic]fig.1 [pic]fig.2 [pic]fig.3
II. Experimento
Materiais utilizados:
✓ 2 eletrodos circulares ✓ 2 eletrodos tipo barra ✓ 2 cabos banana ✓ 2 folhas de papel milimetrado ✓ Voltímetro (multímetro) com ponteiras de prova ✓ Fonte de tensão (6v); ✓