Campos de atuação de um engenheiro químico
O engenheiro químico desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo com a normatização e o desenvolvimento sustentável.
DESENVOLVIMENTO
AMBIENTAL
Analista Ambiental: Atuar no setor de meio ambiente e sustentabilidade, com acompanhamento de análises ambientais e elaboração de relatórios de licenciamento ambiental.
Auxiliar de Tratamento de Água: Atuar com tratamento de produtos químicos, realizar limpeza dos reservatórios e procedimentos operacionais.
Consultor em Licenciamento Ambiental: Atuar na área de gestão de licenciamento ambiental das atividades de exploração e produção.
AUTOMOBILISTICA A alta na venda de automóveis também aquece a procura pelo engenheiro químico. Nesse caso, o profissional não é contratado, necessariamente, pelas montadoras, mas pelas indústrias de tintas e espumas.
PETROQUÍMICA
Engenheiro de Petróleo e Gás: Responsável pelo monitoramento de poço e planta de processamento. Atuar com ferramentas de acompanhamento de produção, simulação na área elevação e escoamento de petróleo. Realizar a interpretação de documentos técnicos de engenharia, controle de processo e demais atividades da função.
ENGENHARIAS
Engenheiro de processos de resinas: Treinar e desenvolver tecnicamente colaboradores de produção, engenharia de processo e qualidade quanto as boas práticas de fabricação de resinas.
Engenheiro de Segurança do Trabalho: Desenvolver documentos técnicos de segurança pertinentes as normas regulamentadoras do ministério do trabalho, laudos de insalubridade e periculosidade. Chefiar, planejar, coordenar e orientar a equipe de técnicos de segurança.
Engenheiro Mecânico: Fornecer consultoria em projetos e operações.
Engenheiro Metalúrgico: trabalha com equipamentos de preparação de amostras de laboratórios