Campos De Atua O Da Psicologia Do Esporte
Essa área da Psicologia do Esporte é novidade para muitos, é uma área ainda limitada, mas com profissionais qualificados; o psicólogo deve buscar o conhecimento do universo do atleta para ajudá-lo psiquicamente.
Muitos outros profissionais estão atuando como se fossem psicólogos do esporte, procuram treinar o atleta mentalmente, dando a ele conselhos, observando seu comportamento e o seu desempenho individual ou em grupo, sendo que o estudo do comportamento e da mente do ser humano é avaliado pelo psicólogo. Isso tem acontecido por se tratar de uma atuação muito recente da Psicologia.
O psicólogo do esporte tem a capacidade de trabalhar com atletas, equipes esportivas, clubes ou seleções.
2.1 Modelos de Atuação
Há seis modelos de atuação do psicólogo do esporte:
O especialista em psicodiagnóstico: avalia as deficiências e o potencial do atleta usando instrumentos.
O conselheiro: Dá apoio ao atleta, se intervêm junto com o atleta e a comissão técnica, ajuda o atleta a lidar com questões coletivas , individual ou em grupo.
O consultor: Avalia o atleta no seu rendimento, buscando estratégias e programas estabelecidos.
O cientista: Transmite o conhecimento da área.
O analista: Avalia as condições do treinamento, faz a intermediação entre atletas e comissão técnica.
O otimizador : Avalia o evento esportivo e busca organizar programas que aumentam o potencial de performance do atleta.
O trabalho do psicólogo do esporte contribuí muito para a motivação , concentração , ansiedade , autocontrole , no treinamento de atenção do atleta e o ajuda também no esporte coletivo na coesão de equipe , solução de conflitos , treinamentos e em fim , grande é a participação deste profissional para o bom desempenho do atleta.
Os quatro campos de aplicação da Psicologia do Esporte:
O esporte de alto rendimento: busca analisar o rendimento do atleta individualmente ou em grupo, observando a performance e seu comportamento psíquico.
O