Campo
O bullying é um fenômeno que ocorre no mundo inteiro, são atos violentos repetidos entre iguais e causa dor e angústia, ele se difere das outras formas de violência porque são formas de atitude agressivas, repetitivas e intencionais, ocorrem sem motivação evidente e pode ser feita por uma pessoa ou mais contra outro ou outros. 2. Qual deve ser o posicionamento da escola na presença de ocorrência de violência e/ou bullying em seu interior? Por quê?
Cada escola deve desenvolver sua própria estratégia, a escola deve agir precocemente contra o Bullying, quanto mais cedo acabar melhor será. Intervir a todo o momento quando houver uma ameaça de acordo com a estratégia da escola, manter a cooperação de todos assim como? Professores, funcionários, alunos e pais.
Priorizar os alunos sobre o Bullying, capacitar profissionais para observação e identificação, intervenção e encaminhamentos corretos, promover debates com alunos entre diversificados temas como violência e bullying, sempre junto o apoio da família em questões a mobilizações de determinado assunto.
3. Como a perspectiva sócia histórica concebe a violência?
É possível afirmar que a escota tinha um caráter elitista e conservador, designando-se ás classes sociais privilegiadas, as estratégias de exclusão, além de continuarem existindo, sofisticaram-se. Se antes a dificuldade residia no acesso propriamente, hoje o fracasso contínuo encarrega-se de expurgar aqueles que se aventuram neste trajeto. A forma de indisciplina não fazia parte do aluno as escolas eram incapazes de admitir novas formas de existência social, indisciplina nem se cogitava, a escola era um modelo autoritário. Deste ponto de vista sócio histórico, a indisciplina passaria a ser força legitima de resistência e produção de novos significados e funções, ainda insuspeitos, à instituição escolar.
4. Porque a estruturação não pode ser pensada apartada da família, de