Campo e Potencial Elétrico
-O que é?
Campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica. A fórmula usada para se calcular a intensidade do vetor campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q):
-Vetor e campo elétrico:
Como mostra a figura abaixo, o campo elétrico em torno de uma carga é vetorial, ou seja, tem direção e sentidos definidos.
Convenção do sentido do campo E.
Na figura ao lado temos uma esfera ora eletrizada com carga positiva, ora com carga negativa, na qual indicaremos a direção e o sentido do campo elétrico usando o vetor E, que denominaremos campo elétrico.
Convencionou-se que o campo da carga, também chamada de carga fonte Q > 0, é de afastamento, e o da carga fonte Q < 0 é de aproximação.
-Cargas pontuais:
a) Campo de uma carga pontual
A expressão E= F/q nos permite calcular a intensidade do campo elétrico, quaisquer que sejam as cargas que criam este campo. Vamos aplicá-la a um caso particular, no qual a carga que cria o campo é uma carga puntual.
Consideremos, então, uma carga puntual Q, no ar, e um ponto situado a uma distância r desta carga (fig.05). Se colocarmos uma carga de prova que neste ponto, ela ficará sujeita a uma força elétrica , cujo módulo poderá ser calculado pela lei de Coulumb, isto é, F = k0 Qq/r2 como E = F/q, obtemos facilmente E = k0 Q/r2.
Portanto, esta expressão nos permite calcular a intensidade do campo em certo ponto, quando conhecemos o valor da carga puntual Q que criou este campo e a distância do ponto a esta carga. Observe, entretanto, que esta expressão só pode ser usada para este caso (campo criado por uma carga puntual). b) Campo de várias cargas puntuais
Consideremos várias cargas elétricas puntuais Q1, Q2 , Q3 etc., como mostra a fig. 06.
Suponhamos que desejássemos calcular o campo elétrico que o conjunto destas cargas criam em um ponto P qualquer do