Campo magnético
Definição
Um campo magnético é influência de cargas elétricas em movimento e ímãs permanentes. Pode-se afirmar que as ligações químicas são produtos de desequilíbrios se nos campos magnéticos, e não elétricos.
Um campo magnético
pode ser descrito pela Lei de Biot-Savart:
ou
no qual:
•
•
•
•
•
•
é o vetor velocidade da carga elétrica, medido em metros por segundo, indica o produto vetorial, produto é a velocidade da luz no vácuo, medida em metros por segundo, é o vetor campo elétrico, medido em newtons por coulomb ou volts por metro, é o vetor deslocamento elétrico, µ é a permeabilidade magnética.
Quando
Quando uma carga elétrica que se move em um campo magnético uniforme B com velocidade v, a carga fica sujeita à ação da força magnética Fm, que tem direção carga que perpendicular a v e a B. A força magnética é proporcional ao campo B, à carga q e à força carga componente da velocidade v na direção perpendicular a B:
Se a carga elétrica móvel for negativa, a força magnética F terá sentido oposto. A força magnética Fm altera a direção da velocidade, pois F sempre é perpendicular à velocidade, ou seja, é uma força centrípeta. Portanto, quando uma carga elétrica q está sob ação exclusiva de uma campo magnético, ela realiza um movimento circular imento uniforme, sua energia cinética permanece constante e o trabalho da força magnética é nulo. Empregos do eletromagnetismo
As bobinas estão por trás do funcionamento da maioria dos motores, gerando energia em larga escala, pois tal é formada por espiras que são percorridas por corrente elétrica e formam pólos magnéticos, tal sistema é usado também nas usinas hidroelétricas e elevadores. elevadores. Além de serem usados no armazenamento de dados, a bobina capta as
variações dos campos magnéticos N e S, nos discos magnéticos e o chip 5 interpreta como sinais binários 0 e 1.
Ligações químicas como efeito de desequilíbrios magnéticos O número de