campo magnetico
Foram usados vários procedimentos neste experimento para mostrar como funcionam as linhas de indução magnética.
CAMPO MAGNÉTICO:
Um artifício foi usado para visualizar as linhas de indução magnética. Colocamos o ímã sobre a mesa e por cima do ímã colocamos uma folha de plástico ou uma cartolina e sob ela espalhamos limalha de ferro e foi observado que nos polos do ímã houve uma concentração maior de limalha de ferro.
LINHAS DE INDUÇÃO MAGNÉTICA:
Com os mesmos procedimentos do inicio deste experimento, mas agora usando um prego de ferro encostado no polo norte do ímã em barra, espalhamos limalha de ferro sob a folha plástica ou a cartolina e notamos que aumentando a distancia entre os polos do ímã, aumenta também o campo magnético.
SUBSTÂNCIAS FERROMAGNÉTICAS:
Usando agora uma bússola, colocamos o ímã no centro da mesa afastado da bússola de sustâncias ferromagnéticas e começamos a aproximar o ímã da bússola pelo polo sul e notamos que o ponteiro da bússola ficou alinhado com o polo sul do ímã.Invertemos o polo do ímã vimos que o ponteiro da bússola ficou invertido, houve uma repulsão entre o polo do ímã e o ponteiro da bússola, sendo assim provado que sinais iguais se repelem e sinais diferentes se atraem.
IMANTAÇÃO POR ATRITO:
Para imantar por atrito é só encostar o polo norte do ímã no extremo do clipe e atritar sobre o mesmo no sentido de A para B repetindo esse processo por algumas vezes.
Notamos que ao redor do ímã a algo invisível, que denominamos de campo magnético esse campo é capaz de transpassar muitos tipos de substâncias como folhas, papel, madeiras, plásticos etc. As linhas de indução magnéticas são linhas fechadas e sua orientação interna é do polo sul ao polo norte, percorrendo o trajeto sul- norte no interior do ímã dado por convenção. Campo magnético é a região próxima do ímã que influência outros ímã ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro. Ao comparamos o campo