campo girante
Em motores de corrente contínua o campo é sempre fixo e o rotor é dotado de um sistema comutador para trocar ou inverter a polaridade da bobina rotora, invertendo assim o campo magnético induzido em momento adequado, para que o rotor continue girando. na realidade o campo girante é criado no rotor através da comutação da bobina. Este fenômeno se deve ao fato que se você inverter a corrente elétrica em uma bobina inverte também a polaridade do campo magnético.
A corrente contínua, por definição, não é variável. Por isso, ao se aplicar uma tensão contínua a uma bobina obtém-se uma corrente contínua que produz um fluxo magnético constante. Sendo constante não produz f.e.m. induzida e a única oposição à corrente é a resistência do condutor. É preciso determinar qual o valor de tensão contínua que é possível aplicar a uma bobina sem a queimar, devido à não existência de indução magnética.
O transformador é uma máquina elétrica com grande rendimento. Uma das razões é não ter peças móveis, causadoras de perdas por atrito.
Outras fontes de perdas de energia são a passagem de corrente nos enrolamentos e as chamadas perdas no