campo eletrico
Adriano Veloso Lima
Fabiana
Isabella Pita
Renan Castro Rafael Almeida Xxx
RESUMO
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico bem como apresenta de forma geral as regras de apresentação, o resumo, a citação no texto e as referências. Tem como objetivo ampliar o nosso conhecimento sobre campo elétrico mostrando em duas fases, através do pêndulo eletromagnético, a influência da potência elétrica sobre a intensidade do campo magnético zerado e a influência da distância entre o pêndulo e a bobina.
PALAVRAS-CHAVES: Campo elétrico, pêndulo eletromagnético e potência elétrica.
INTRODUÇÃO
Um pêndulo eletromagnético, pode ser usado para medir quaisquer forças horizontais. O nosso objetivo é medir a intensidade da força eletromagnética entre arames paralelos conduzindo correntes elétricas.
A principal característica de uma carga elétrica é a sua capacidade de interagir com outras cargas elétrica (atraindo-as ou repelindo-as, dependendo dos seus sinais). Esta capacidade está relacionada ao campo elétrico que estas cargas geram ao seu redor, como se fosse uma "aura" envolvendo-as.
O campo elétrico em um ponto é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. Para verificarmos a sua presença neste ponto, colocamos neste uma carga de prova positiva. Se esta ficar sujeita a uma força eletrostática, dizemos que a região em que a carga se encontra está sujeita a um campo elétrico. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que a carga está sujeita e, no caso da carga ser positiva, o mesmo sentido. Se negativa o oposto.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação. Que fique claro que o sentido do campo elétrico depende exclusivamente do sinal da carga elétrica. Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de