CAMPO DE TRIGO E OS CORVOS
1.Introdução Segundo Green (2005, p. 36), ―Muitas pessoas vêem essas imagens como símbolos da angústia do artista [...] podem representar sua luta desesperada contra a doença mental‖.
Campo de trigo com corvos. Ainda que faça parte de um grupo de telas pintadas em Auvers cujo tema era a colheita, este quadro – um dos últimos pintados por Van Gogh – está cercado de um lúgubre misticismo, já que foi interpretado como presságio de sua morte (RUSSO, 2007, p. 95).
Existem várias suposições sobre obra ''Trigal com Corvos'‘. Uns dizem que foi a última de Van Gogh, outros dizem que se suicidou logo depois de fazê-la, outros que morreu durante a pintura. Certo mesmo é que esta foi uma das últimas obras do artista e representa seu estado emocional no momento. Nela, notam-se pinceladas bem visíveis, cores que não se misturam, e a sugestão ao observador dos elementos que compõem a paisagem: os pés de trigo, o céu, os corvos e os caminhos de terra. Estes elementos transmitem a idéia de medo e desesperança.O céu pesado, carregado e ameaçador, os caminhos, no qual o mais visível não tem saída, e os corvos, símbolos de pessimismo, demonstram a tristeza e a melancolia de Van Gogh quando pintou essa obra.
2. A obra ‘Campo de trigo com corvos’ e seu significado
2.1 O período e o movimento artístico no qual a obra foi produzida Não podemos falar da obra isoladamente, ja que esta representa o contexto de um determinado momento histórico, bem como se insere em um movimento artístico que caracteriza esse período, no caso da obra a qual estamos tratando, esta foi criada no período conhecido como impressionismo. Sobre esse movimento artístico , sugere Graça (1989, p. 140), ― que o o mesmo revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX‖.