campeonato futsal
ANÁLISE DO FILME: O Jardineiro Fiel
1. Qual o contexto social de inserção da pesquisa? (2,0 pontos)
A África, por ser um país pobre, com pouca informação, e de pessoas carentes de tratamento, tornou-se um alvo fácil para o objetivo das pesquisas, que era testar um novo medicamento sem que soubessem os efeitos colaterais ou questionassem o uso dele.
2. O que leva a indústria farmacêutica e os pesquisadores a agirem de forma contrária ao preconizado pelos seus códigos de ética? (2,0 pontos)
Principalmente a ganância, pois ao descobrir que o medicamento causa efeitos colaterais graves, a indústria farmacêutica teria que recolher todas as amostras distribuídas e trazê-las de volta ao laboratório para reformular, isso custaria tempo e muito dinheiro, sendo assim optam por testar na África, onde consideram as pessoas “descartáveis”.
3. As pessoas incluídas como sujeitos da pesquisa podem ser consideradas vulneráveis? (2,0 pontos)
Sim, são vulneráveis porque não têm outra opção de tratamento, têm esperança de melhora, confiam nas agências de saúde e não têm informação o suficiente para saber dos riscos que o remédio trazia. Vivem em uma situação precária onde tornam-se alvos para esse tipo de exploração, e são tratados como objetos e não pessoas que necessitam de ajuda.
4. Foi possível identificar algum tipo de sedução/indução/coerção para a participação na pesquisa? (2,0 pontos)
Sim, justamente por não ter opção, eles eram praticamente obrigados a concordar com os termos de uso do medicamento ou não fariam tratamento algum, as famílias com esperança de cura, se sujeitavam a isso sem questionar qualquer coisa a respeito.
5. Como analisar a relação de/entre risco-benefício no contexto dessa pesquisa? (2,0 pontos)
Para a empresa farmacêutica os riscos eram baixíssimos, só havia o risco de serem descobertos, e por isso as pessoas que investigavam como o sistema funcionava eram ameaçadas e mortas, e o benefício era o lucro que