Campanhas publicit rias
Introdução
A sociedade contemporânea esta cercada por todos os lados de vários sistemas de comunicação. Estudar comunicação social é uma necessidade atual de todos os povos em qualquer parte do mundo. Conhecer e dominar os sistemas de informação e de comunicação é imprescindível no mundo globalizado, pois a mesma é a forma como as pessoas relacionam-se entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas.
No inicio do século xx surgiram às primeiras preocupações em estudar os fenômenos da comunicação e suas novas tecnologias. A mídia impressa já estava consolidada, o cinema e o rádio começaram a se popularizar. Contudo nos anos 50 ocorrem grandes transformações na maneira como as mensagens midiáticas eram propagadas, então com o avanço intensificado aumentaram-se as linhas de pesquisa quantitativas para atingir as necessidades do mercado.
Portanto esse artigo visa estudar e compreender os sistemas e as técnicas da comunicação, com objetivo principal: mostrar como a persuasão é trabalhada na mídia publicitária e como as agencias de tabaco desenvolvem no Brasil, discursos persuasivos e estratégias de marketing para comercialização desse produto: como as propagandas e embalagens, (contudo) analisaremos o comportamento do público e o efeito causado pelas mensagens que são disseminadas nos meios de comunicação de massa.
Partindo de um estudo feito por Lasswell, na qual ele busca analisar os efeitos e os conteúdos, das mensagens disseminadas nos meios de comunicação em massa, pois a pesquisa “fornece ao pesquisador elementos suscetíveis de orientar sua abordagem ao publico” (MATTELART, 2009 pg. 40) tudo isso dentro de uma esfera de técnicas mercadológicas de agencias publicitárias de tabaco.
A audiência é visada como um alvo amorfo que obedece cegamente ao esquema estimulo-resposta. Supõe-se que