Camoes
LUÍS VAZ DE CAMÕES
Biografia e Obras
Aluna: Mariana Sofia Leiria Pinto Nº22 10ºA
Disciplina: Português
Professora: Margarida Santos
Biografia de Luís Vaz de Camões
Luís Vaz de Camões é considerado um dos mais conceituados poetas portugueses e o mais completo da sua época. No entanto a sua biografia permanece repleta de incertezas. Mesmo passados todos estes anos, e com os avanços tecnológicos, ainda hoje é difícil saber pormenores da sua vida.
Filho de Ana Sá e Macedo e de Simão Vaz de Camões, tudo parece indicar que tenha nascido por volta de 1525. Não se sabe o local exato do seu nascimento. Diversas fontes afirmam que Camões nasceu em Lisboa e, por isso, pensa-se ser essa a sua naturalidade, apesar de haver quem defenda o facto de Camões ter nascido na capital do Império, Coimbra.
Em 1527, declarando-se a grande epidemia da peste, D. João III e toda a sua corte fugiram para Coimbra. Simão Vaz de Camões acompanhou o rei com a sua mulher e filho, e quando o rei voltou para Lisboa, a pequena família de Camões permaneceu em Coimbra com o seu tio, irmão de seu pai.
Julga-se que corria o ano de 1534, já Camões tinha passado por 10 primaveras, quando deu entrada no colégio do convento de Santa Cruz, onde estudou artes.
Com apenas doze anos, Luís Vaz de Camões, já era o poeta mais conhecido entre os escolares de Coimbra e, pensa-se que deu entrada na Universidade para estudar teologias, mas não há registo oficial que confirme tal afirmação.
Passados quatro anos, 1941 conta-nos a história de que Camões conseguiu licença para deixar as aulas de teologia e seguir o curso de filosofia.
Consta-se que nesta altura compôs uma elegia à paixão de Cristo e ofereceu ao seu tio, que reconheceu a sua precoce e talentosa veia poética.
Camões, agora sedento de aventura e pretendendo saber o que o mundo tinha para lhe mostrar, regressou à terra que o viu nascer, Lisboa, e aí foi repartindo o seu tempo