Camiseta no varal
2. ASPECTOS TRABALHADOS: Apresentação, integração.
3. NÚMERO IDEAL DE PARTICIPANTES: 20
4. TEMPO TOTAL ESTIMADO: 20 minutos
5. DETALHAMENTO:
5.1Vivência
• Distribuir, para cada participante, uma camiseta (ver em anexo) onde, cada um, deverá anotar seu nome, departamento e expectativas com relação a capacitação.
• Cada participante deverá pendurar sua camiseta no varal e apresentar-se aos demais.
5.2Exploração
• Reunir o grupo para discutir a dinâmica vivenciada, seus pontos positivos e seus pontos negativos.
6. RECURSOS NECESSÁRIOS:
• Barbante
• Camisetas de papel (ver anexo)
• Fita crepe.
7. RESULTADOS FOCALIZADOS:
Grupo integrado e se conhecendo melhor.
8. ANEXOS:
Após as apresentações todos os professores se acomodam nas cadeiras e recebem o material a ser trabalhado, em seguida ouvirão uma metáfora.
MANEIRA DE DIZER AS COISAS
Uma sábia e conhecida anedota árabe diz que, certa feita, um sultão sonhou que havía perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho. - Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade. - Mas que insolente - gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui! Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe: - Excelso senhor! Grande felicidade vos esta reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes. A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado: - Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao