Caminhos Abertos pela Sociedade
CÁP11: CAMINHOS ABERTOS PELA SOCIOLOGIA
· Benjamin teve sua trajetória intelectual ligada à chamada Escola de Frankfurt, que reunia pensadores voltados para odesenvolvimento de uma teoria crítica social que ultrapassasse algumas das premissas de Marx e focasse as dimensões culturais de modo capitalista de produção.
· Mudanças na economia,trabalho,tecnologia,políticaforam objetos de estudos sobre a sociedade a partir do século XIX.
· Benjamin com o tempo ampliou o campo de pesquisas,incluindo a propaganda,as obras literárias e tecnologias avançadas.
· Benjaminpercebeu que com a Revolução Industrial as mulheres deixaram de o ambiente doméstico e foram introduzidas no espaço público,porque precisavam ajudar os maridos para ganhar sustento.
· O que chamouatenção de Benjamin foi a circulação de mulheres,especialmente das camadas mais abastadas,pelas passagens ou galerias,a fim de consumir novidades.
· A gravação de áudio e outra técnicas de reproduçãoforam objeto de reflexão de Walter Benjamin por alterarem a produção da memória coletiva nas sociedades moderas.
Caminhos abertos pela sociologia
· Neste capítulo trata podemos observar osdesafios impostos a sociedade.
· A história do filme de Charles Chaplin , onde ele interpreta um homem que acompanhado de uma jovem busca emprego e uma vida melhor . Essa história é bastante comum hojeem dia e antigamente também A sociedade sempre procura por uma vida melhor,seja antigamente ou hoje em dia
· A sociologia trata de algo que todos sabemos ,a diferença é a forma que ela aborda o tema, com a pluralidade de pensamentos que nos cercam e que nos não fazíamos ideia.
· Os olhares da sociedade são preconceituosos e problemáticas , claro que isso não é impossível de ser mudado ,já quea vida em sociedade não se esgota. Essas ideias certas ou erradas formam o “mapa da sociedade”, que auxilia indicando os obstáculos e as possibilidades em convívio