Camadas Integrativas
Camadas Divisivas - abrem a personalidade para o ingresso de influências externas, rompendo o equilíbrio anterior e desencadeando a luta por uma nova e superior integração. São elas: 3 - 4 - 7 - 9 - 10 - 12.
Primeira camada (Objetivo que orienta os esforços da pessoa)
A necessidade da primeira camada ser atingida é o simples fato da existência, ela apenas está viva, não sabe distinguir sabores de comida e não tem controle direito do próprio corpo. ( " já está dado, pronto, no instante do nascimento, ao passo que a personalidade será a resultante") Com o tempo as formas de ser e agir estarão mudando ou seja, as personalidades estarão sendo criadas conforme a vida da pessoa (meio ambiente, pessoas que convive, personalidade própria etc).
Segunda camada (Expansão além do domínio do próprio corpo) O indivíduo busca conhecimento além do próprio corpo, ou seja, busca conhecer seu corpo por completo, movimentos, sabores, sons diferentes, entre outros, e aos poucos saberá distinguir o que gosta ou não.
Terceira Camada (Relações Sociais)
As dificuldades de aprendizado aparecem desde cedo, quando a criança aprende a andar, a falar, e sofre quando fracassa, e essa camada a criança faz um esforço de aprendizado gigantesco, querendo continuamente aprender, não necessariamente o que os adultos querem ensinar, mas algo que a interessa. Isto significa que conseguir - ou não - compreender e dominar um assunto é, nessa época, muito importante para a criança. Esta camada indica a aquisição de um domínio sobre a linguagem, sobre as significações do meio no qual se vive.
Quarta Camada (Mundo dos Sentimentos Consolidados) Na camada quatro, o indivíduo busca a felicidade, por exemplo: quando ela sai da camada três, ela começa a entender na quarta camada se é feliz ou não, o desenvolvimento da quarta camada é inevitável, ao menos se a pessoa tiver retardo mental, que não é