Camadas do TCP IP
Ambos têm camadas de aplicação, embora incluam serviços muito diferentes. Ambos têm camadas de transporte e de rede comparáveis. A tecnologia de comutação de pacotes (e não comutação de circuitos) é presumida por ambos.
Diferenças:
O TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação. O TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas. Os protocolos do TCP/IP são os padr~eos em torno dos quais a internet se desenvolveu, portanto o modelo TCP/IP ganha credibilidade apenas por causa dos seus protocolos. Em contrantes, nenhuma rede foi criada em torno de protocolos específicos relacionados ao OSI, embora todos usem o modelo OSI para guiar seu raciocínio.
Entre as 7 camadas do modelo OSI existem (interfaces), ou seja, maneiras de se conectar umas com as outras. Cada mada possui seu próprio protocolo. A CAMADA 0 (Não representada no modelo OSI, mas, existe) é o MEIO. Todas as informações passam por algum meio, seja ele físico ou abstrato como o caso do eletromagnetismo, corrente eletrica e fotonica.
A CAMADA 1(subsequente à 0) é a FISICA. São os equipamentos que fazem INTERFACE com o meio escolhido.
A CAMADA 2(subsequente à 1) é o ENLACE. São protocolos que permitem a ligação entre dois ou mais elementos. Ela tem um interface físico (Camada 1) e outro com a proxima camada(Camada 3).
A CAMADA 3(Subsequente à 2) é a REDE. São os protocolos de comunicação que permitem o envio e recebimento de mensagens com rotulos de origem e destino. Ela tem interface com a camada 2 e com a proxima camada a 4.
A CAMADA 4(Subsequente à 3) chama-se TRANSPORTE. Recebeu este nome porque agrupa conjuntos de informações destinadas a certas redes e as encaminha em conjunto. É responsavel em enviar mensagens completas vindas da camada superior a 5.
A CAMADA 5(Subsequente à 4) chama-se SESSÃO. Recebeu este nome porque é por ela que uma origem pode escolher para onde deseja ir e fazer sessão fim a fim. Esta camada