camadas da terra
Manto – É uma camada constituída por minerais ricos em silício, ferro e magnésio.
Núcleo – É a camada mais profunda, é provavelmente constituída de minério de ferro e um pouco de níquel. Sua temperatura e pressão são altíssimas, 5.000ºC, apresenta um diâmetro médio de 6.500 quilômetros.
A terra é divida em: litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno.
Mesosfera – É uma espessa camada sólida com densidade muito superior à das rochas encontradas na superfície terrestre.
Núcleo – a maior parte do núcleo é chamada de núcleo externo e tem consistência líquida. A outra parte, conhecida como núcleo interno, apresenta minerais sólidos.
Litosfera – É formada pela crosta e pela parte superior do manto. Tem consistência sólida e flutua sobre a astenosfera, por causa das rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.
Minerais – são substâncias sólidas não orgânicas com composição química definida, encontradas naturalmente na crosta terrestre.
Rochas – São agregados naturais de incontáveis grãos de minerais ou de mineralóides – substâncias amorfas de ocorrência natural – e podem ser constituídas por um ou mais minerais.
As camadas da Terra
A Terra possui a sua estrutura interna dividida em três camadas: - Litosfera ou Crosta Terrestre: Camada externa e sólida que circunda a Terra. É constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais.
A litosfera possui espessura de aproximadamente 72 km abaixo dos continentes, que recebe o nome de crosta continental, e espessura de aproximadamente 8 km abaixo dos oceanos, que recebe o nome de crosta oceânica.
As rochas que constituem a litosfera podem ser:
Rochas magmáticas ou rochas ígneas: São formadas pelo magma localizado abaixo das rochas que se