calorímetros
Aula nº 9:
Determinação do teor da água por arraste
2012/1º semestre
Introdução
O termo destilação corresponde à separação das substâncias voláteis presentes na água e óleo, inicialmente transformadas em vapor e, depois, condensadas. A operação é conseguida através do calor, necessário para evaporar, e do frio para condensar.
O princípio da destilação se baseia na diferença entre o ponto de ebulição da água e o do óleo. Através da destilação fracionada da solução analisada, podem-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica, tais como o gás natural, o querosene, o diesel, os óleos lubrificantes, a parafina e o asfalto.
A interpretação dos fenômenos que ocorrem durante o experimento, considerando a estrutura das moléculas envolvidas, também pode ser explorada para permitir estabelecer relações entre as propriedades físicas e químicas dos materiais. Através do presente experimento, é possível estabelecer relações entre propriedades físicas, como a solubilidade e densidade, e a sua utilização no processo de identificação e quantificação de substâncias.
Objetivo
Determinar o teor de água em produtos de petróleo pela destilação com solventes voláteis não miscíveis com água. É aplicável para óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleos básicos, graxas e aditivos. Este método também é utilizado na determinação da quantidade de água em carvão, sabão, detergente, etc.
Material utilizado:
- Balão de fundo redondo de 500ml;
- Pérolas de vidro;
- 1 béquer;
- 100ml de xileno;
- Sistema de destilação;
- Manta de aquecimento;
- Água de refrigeração;
- Dean-Stark.
Procedimento experimental
Primeiramente, foram colocadas em um balão de fundo redondo de 500ml algumas pérolas de vidro. Logo em seguida, pesou-se o balão em uma balança, com o auxílio de um suporte, para que o balão não virasse.
Com o auxílio de um béquer, foi se adicionando, aos poucos, uma quantidade apropriada de