Calorimetro
Esse projeto acadêmico foi desenvolvido no segundo semestre de 2013, por alunos do curso de engenharia de uma universidade privada de São Paulo, Capital.
O projeto integra as disciplinas do semestre, onde construímos um Calorímetro, calibrado e aferido, capaz de obter melhor Capacidade Térmica, o objetivo é medir a capacidade térmica do calorímetro que caiba, minimamente, 200 (duzentos) ml de água.
O calorímetro receberá 100 (cem) ml de água à temperatura ambiente e 100 (cem) ml de água a 70 (setenta) °C; as duas quantidades de água deverão ser colocadas no calorímetro, e este deve ser fechado e após 1 (um) minuto verificar a temperatura.
A equipe apresentará seus cálculos previamente e compará-los com o dia da apresentação, sob orientação dos professores de Física Geral e Experimental III.
No protótipo é proibida a utilização de sistemas relacionados com pneumática, combustão ou corrente elétrica (AC); nem a utilização de componentes eletrônicos. O projeto envolve objetivo, cumprimento de cronogramas; elaboração de planilhas; análises relacionadas à aplicabilidade e qualidade e viabilidade orçamentária.
No capítulo I serão apresentadas as etapas realizadas para a concepção do projeto, explicações e materiais envolvidos.
No capítulo II serão apresentados os cálculos, as decisões e cronogramas.
2 CAPÍTULO I
Nesse capítulo serão apresentadas todas as etapas realizadas para a concepção do projeto, as devidas explicações, materiais envolvidos e a transformação de energias.
O calorímetro consiste em um recipiente interno, de paredes espelhadas, envolvidas por outro recipiente fechado, de paredes isolantes, com estes cuidados consegue-se isolar termicamente o interior do calorímetro, impedindo a entrada e a saída de calor. Quando um ou mais corpos são colocados no interior de um calorímetro, haverá troca de calor entre eles até que o equilíbrio térmico seja alcançado.
Segundo SENAI (2012), O calorímetro é usado para