calorimetro de mistura
Calorimetria é a medida do calor liberado ou absorvido numa transformação. A transferência de energia na forma de calor é medida com um calorímetro, um dispositivo no qual o calor transferido é monitorado pela variação de temperatura que ele provoca, usando-se a capacidade calorífica do calorímetro, , para converter a mudança de temperatura em calor produzido.
No SI, a unidade da capacidade calorífica é J. K-1. É comum utilizar também cal.°C-1.
Um calorímetro pode ser simplesmente um vaso imerso em banho de água, equipado com um termômetro. A capacidade calorífica é medida fornecendo-se uma quantidade de calor conhecida e registrando o aumento da temperatura observado. Esse processo é chamado de “calibração” do calorímetro. O calorímetro é um recipiente composto de isopor para evitar a troca de calor por condução, além disso, possui superfície espelhada para evitar a troca de calor com o meio por radiação. O princípio fundamental da calorimetria é que não exista perda de calor para o ambiente, por isso se utiliza o calorímetro.
Na termodinâmica a quantidade de energia térmica transferida da substância de maior temperatura para a de menor temperatura, é associada à quantidade de calor que a substância de menor energia irá receber. Após certo tempo, a temperatura atinge um valor constante, ou seja, atingiram um equilíbrio térmico, estão com a mesma energia térmica. Na situação de equilíbrio térmico, em um sistema isolado (adiabático), temos que pelo princípio da conservação da energia, a quantidade de calor perdida ou cedida por uma substância de maior energia é igual à quantidade de calor ganha pela substância de menor energia. De uma forma geral, temos que:
Qganho = Qperdido
II. Objetivo
Construir um calorímetro de mistura e determinar a sua capacidade calorífica.
III. Materiais e reagentes
- Béquer;
-Frasco Térmico (lata de bebidas de alumínio);
-Frasco Isolante (porta latas de isopor);
-Termômetro;
-Proveta;
-Água destilada
IV.