Calorimetria
CALORIMETRIA
Caio Pereira Valadares- 144400029
Juliane Nassaralla Almeida – 134500054
Rafaela Salgado Pereira da Silva - 154550043
Prof. Gilson Vieira Soares
Ouro Branco, Setembro de 2015
1. INTRODUÇÃO
Calorimetria significa “medida de calor”. Calor é o nome dado à energia térmica em transito de um corpo para outro devido a diferença de temperatura existente entre eles. Já a caloria (cal) é a quantidade de calor que deve ser fornecida a um grama de água, para elevar sua temperatura de 1º C.
- Capacidade térmica (ou capacidade calorífica) é a quantidade de calor que deve ser fornecida a um corpo para elevar sua temperatura de 1°C. A capacidade térmica é função da natureza do corpo e de sua massa.
A capacidade térmica C é uma característica de cada corpo, diferentes blocos de chumbo tem diferentes capacidades térmicas, apesar de serem da mesma substância (chumbo).
- Calor latente de mudança de estado (L) é a quantidade de calor, por unidade de massa, que é necessário fornecer ou retirar de certo corpo, sob certa pressão, para que ocorra a mudança de estado sem variação de temperatura.
Toda substância sob pressão constante sofre mudança de estado a uma dada temperatura.
Nas mesmas condições, uma mesma porção de massa de uma mesma substância necessitará de uma mesma quantidade de calor para sofrer a mesma mudança de estado.
• Calor latente de fusão do gelo: LF = 80 cal/g
• Calor latente de solidificação da água: LS =− 80 cal/g
- Calor específico (ou calor sensível, ou capacidade térmica mássica) é a quantidade de calor, por unidade de massa, que é necessário fornecer ou retirar de um certo corpo, sob uma certa pressão, para que ocorra uma variação de um grau em sua temperatura. Calor específico da água: cH20 = 1 cal /gºc = 4,18 J / g°c
Calorímetro
O calorímetro é basicamente constituído de uma câmara com paredes adiabáticas (não permite troca de calor), provida de um