Calor
Grupo: Alanna, Cassiano, Juan e Rebeca
Professor: Clayton Rangel
Disciplina: Física
Turma: 2ºEM1
Mimoso do Sul ES/ 10 de março de 2015
Introdução
Condução, convecção e irradiação são diferentes processos de propagação do calor. A definição de calor é energia térmica em trânsito, ou seja, está em constante movimentação e transferência entre os corpos do universo. No entanto, para que ocorra transferência de calor entre dois corpos é necessário que ambos possuam diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor irá fluir sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.
Condução
A condução térmica consiste na propagação de calor no interior de um corpo sólido, aquecido irregularmente ou entre corpos sólidos distintos em contato direto.
Por exemplo: Imagine que pegamos uma barra de ferro e aquecemos uma de suas extremidades de forma que iremos segurar a outra extremidade com a mão. Após certo período iremos observar que a barra irá esquentar da extremidade onde esta a chama até a extremidade onde esta a mão. Esse efeito de transmissão de calor de uma extremidade para a outra é o que nós chamamos de condução térmica. Note que a condução térmica precisa de um meio material para ocorrer.
Os diversos tipos de materiais apresentam condutibilidade térmica, que diz qual é o poder de condução térmica de calor. Os materiais mais densos apresentam uma condutibilidade térmica maior como o ferro, enquanto que os menos densos possuem condutibilidade térmica menor como a borracha, pois os menos densos apresentam menos moléculas para propagar o calor por toda a sua área.
Em nosso cotidiano são exemplos de conduções térmicas: Calor que passa da tampa um forno para alguém que encoste a mão lá para abrí-la. Calor que passa de uma colher de metal que está colocada numa sopa quente para a mão de quem a toca.
Convecção
Processo de transmissão de