Calor
É QUANDO TEMOS UM AUMENTO DA TEMPERATURA NO AMBIEMTE, ONDE MUITAS DAS VEZES PODEMOS CARACTERIZAR COMO UM AMBIENTE DE TRABALHO COM CALOR EXCESSIVO.
FONTES GERADORAS
HÁ MUITAS FONTES GERADORAS COMO:
1 IRRADIAÇÃO SOLAR;
2 FORNOS DE PADARIAS;
3 FORNALHAS DE SIDERÚRGICAS;
4 E TODAS AQUELAS POSSUEM FONTES DO CALOR;
ATIVIDADES
FUNÇÕES EXERCIDAS PELOS COLABORADORES DA EMPRESA EXPOSTO AO AMBIENTE EXESSIVO DE CALOR:
EXEMPLOS:
1 MAÇARIQUEIRO;
2 PADEIRO;
3 FUNDIDORES DE METAIS E ETC...
Ilustração
Muitos trabalhadores passam parte de sua jornada diária diante de fontes de calor. As pessoas que trabalham em fundições, siderúrgicas, padarias, – para citar apenas algumas industrias – freqüentemente enfrentam condições adversas de calor que representam certos perigos para a sua segurança e saúde.
CONSEQUÊNCIAS
A exposição ao calor produz reações no organismo
Os fatores ambientais que afetam a saúde do trabalhador quando exposto ao calor excessivo em sua área de trabalho, são: temperatura, umidade, calor radiante (como o que provém do sol ou de um forno) e a velocidade do ar. As características pessoais são talvez o fator que mais pesa durante a exposição ao calor. Podemos considerar as seguintes: a idade, o peso, o estado físico, as condições orgânicas e a aclimatação ao calor.
Exemplos de consequências
1 Desconforto no ambiente de trabalho.
2 Tonturas.
3 Desidratação.
4 Catarata.
5 Distúrbios psiconeuróticos.
6 Desfalecimento devido à deficiência de sódio.
7 Desfalecimento devido à evaporação inadequada de suor.
PREVENÇÃO
A maioria dos problemas de saúde relacionados com o calor, pode ser prevenida ou seus riscos reduzidos. As seguintes precauções diminuem bastante os riscos gerados pelo calor:
1- A instalação de mecanismos técnicos de controle, entre os quais um plano de ventilação do ambiente como um todo e medidas que promovam o resfriamento localizado sobre as fontes de calor,