Calor e Temperatura
Franciele Machado
Miadaira Felix
Robson Leal
Professor: Selso Rabelo
Física - 2º Semestre
Panambi, Novembro de 2014
Sumário
1.Introdução
2. Referências Bibliográficas
2.1 Calor: O calor tem seu conceito definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que formam uma substância. No SI, o calor é medido em Joule (J).
2.2 Temperatura: é uma medida cinética média das moléculas ou átomos individualmente. No SI, a temperatura é medida em Kelvin (K).
Calor e Temperatura são estudados por respectivamente, Calorimetria que é a ciência que estuda o calor, e Termometria que estuda medidas de temperatura.
2.3 Equilíbrio Térmico: Quando dois corpos/sistemas atingem a mesma temperatura. Um exemplo simples é quando temos o bolo no forno, e água no congelador, depois de um tempo fora do forno o bolo vai esfriar e a água vai esquentar, quando esses tiverem a mesma temperatura, estarão em equilíbrio térmico.
2.4 Corpos Quentes: Aquele que tem alto nível de agitação das moléculas.
2.5 Corpos Frios: Corpo em que o nível de agitação das moléculas é baixo.
2.6 Sensação Térmica (Temperatura Aparente): É basicamente a percepção da temperatura do ar, mas que pode diferir da temperatura real devido a alguns fatores climáticos que afetam a transmissão de calor, tais como: Umidade, Densidade e etc.
2.7 Calor Sensível: Quantidade de calor que tem apenas o efeito de alterar a temperatura de um corpo.
‘’A quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação de temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada, calor específico’’.
Q= c.m . ΔT
Q > 0 ⇒ O corpo ganha calor
Q < 0 ⇒ O corpo perde calor
2.8 Calor Latente: Quantidade de calor que faz com que haja a mudança de estado físico dos corpos.
‘’ A quantidade