calor e reação
1 INTRODUÇÃO
No devido trabalho nosso principal objetivo era compreender e demonstrar a entalpia como energia presente nas reações e ações sobre as substâncias.
As transformações físicas e as reações químicas quase sempre estão envolvidas em perda ou ganho de calor. O calor é uma das formas de energia mais comum que se conhece. A Termoquímica é uma parte da Química que faz o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas. A maioria das reações químicas envolve perda ou ganho de calor.
A calorimetria é uma metodologia que permite a medida de variações de entalpia, na forma de calor trocado entre sistema/ambiente, em processos físicos ou químicos. Praticamente todos os processos envolvem trocas de calor, motivo pelo qual a calorimetria é uma poderosa ferramenta no estudo de uma variedade de processos ou sistemas. O calor liberado ou absorvido por um sistema que sofre uma reação química é determinado em aparelhos chamados calorímetros. O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente e muito utilizado nos laboratórios de ensino para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois ou mais corpos de temperaturas diferentes.
2 REVISÃO DA LITERATURA
A lei de Hess foi criada pelo químico suíço Germain H. Hess (1802-1850), que é considerado um dos fundadores da Termoquímica. Sua lei dizia o seguinte: O valor da variação da Entalpia (∆H) para uma certa reação química é sempre o mesmo, independente do modo como é realizada; depende somente do estado inicial e final ( HESS, 1840).
Entalpia é a quantidade de energia em uma determinada reação, podemos calcular o calor de um sistema através da variação de entalpia (∆H). A variação da Entalpia está na diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, sendo assim, o calor de uma reação corresponde ao calor liberado ou absorvido em uma reação, e é simbolizado por ∆ H (ALVES, 2010).
Termoquímica é o ramo da termodinâmica