Calor Metro
Mateus Rodrigues Santos; João Eduardo Ribeiro; Vinícius Rodrigues dos Santos; João César da Costa Lima dos Reis
Universidade Federal de Lavras
Disciplina: Laboratório de Física 2 (GFI 107)
Professor Raphael Longuinhos Monteiro Lobato
Turma 22A - Engenharia de Controle e Automação
Resumo
A propriedade dos materiais de alterarem suas quantidades de calor em função da variação de temperatura é uma característica de cada material, ou seja, a capacidade térmica. O objetivo desse trabalho é determinar o valor da capacidade térmica do calorímetro utilizando água em diferentes temperaturas, para que haja troca de calor,até que as mesmas entrem em equilíbrio térmico.
1. Introdução Definimos calor como a energia transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo, em contato térmico, com o de menor temperatura. Uma vez transferida essa energia, o calor passa a ser identificado como parte da Energia interna (Ein) do corpo com menor temperatura. A capacidade térmica (C) é a variação da Ein necessária para aumentar em um grau a temperatura de uma amostra, ou, a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou perder para que sua temperatura varie de 1°C. O calor específico c é a capacidade térmica específica.[1] O objetivo do trabalho é encontrar um valor para a capacidade térmica de um calorímetro, que é um recipiente que não realiza troca de calor com o meio externo.[²] Utiliza-se um termômetro para coletar a temperatura das amostras e a temperatura de equilíbrio do sistema. 2. Métodos
2.1. Modelo teórico Dada uma variação de temperatura (ΔT) a energia é transferida para uma substância na forma de calor e a temperatura tende a aumentar. A quantidade de calor Q necessária para aumentar a temperatura da amostra é proporcional a temperatura e à massa da amostra.
Q = c m ΔT (1)
C = c m (2) Onde m representa a massa da substância , c o calor específico. O calor específico da água é ca =