Calor específico (Física)
Determinar o calor específico do corpo de prova, e especificar qual material que o mesmo foi produzido.
2. Introdução
Temperatura e calor são dois conceitos diferentes e que muitas pessoas acreditam ser a mesma coisa. No entanto, o entendimento desses dois conceitos se faz necessário para o estudo da termologia. Também chamada de termofísica, a termologia é um ramo da física que estuda as relações de troca de calor e as manifestações de qualquer tipo de energia que é capaz de produzir aquecimento, resfriamento ou mudanças de estado físico dos corpos, quando esses ganham ou cedem calor.
Temperatura:
É a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos. No cotidiano é muito comum as pessoas medirem o grau de agitação dessas partículas através da sensação de quente ou frio que se sente ao tocar outro corpo. No entanto não podemos confiar na sensação térmica. Para isso existem os termômetros, que são graduados para medir a temperatura dos corpos.
Unidade no S.I.: Kelvin (K)
Unidade usual: Grau Celsius (°C)
Calor:
É muito comum ver pessoas falando que estão com calor, no entanto, fisicamente falando, essa fala está errada. Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.
Unidade no S.I.: Joule (J)
Unidade usual: Caloria (cal)
Equilíbrio Térmico:
É o estado termodinâmico alcançado por um sistema e sua vizinhança após eles terem sido postos em contato térmico, por um tempo muito grande, através de uma parede que possibilita a troca de calor.
Se colocarmos um objeto quente próximo a um frio, logo os dois estarão na mesma temperatura, ou seja, o calor é transferido do objeto com temperatura maior para o objeto com temperatura menor.
3. Material utilizado
1 calorímetro
1 becher – escala: – precisão:
1 lata de