CALOR ESPEC FICO
Calor é a energia térmica em trânsito entre corpos de diferentes temperaturas.
As quantidades de calor Q recebidas e cedidas por corpos de mesmo material e mesma massa são diretamente proporcionais à sua variação de temperatura(T) e à sua massa(m).
Q = m.c.ΔT , esta fórmula é conhecida como a equação fundamental da Calorimetria.
A relação de proporção discutida acima chama-se coeficiente de calor específico c. Onde c = Q/m.ΔT , assim o calor específico de uma substância é a quantidade de calor necessária para que um corpo eleve em 1ºC , 1 grama de sua massa. Quanto maior o c de um corpo mais “difícil” é elevar sua temperatura. Unidade de calor específico. [c] = cal/gºC.
Nos sólidos e líquidos: As substâncias nas fases sólida e líquida são praticamente incompressíveis.
Consequentemente, o calor específico a volume constante é praticamente igual ao volume específico a pressão constante
Nos gases: A energia interna e a entalpia dos gases perfeitos dependem apenas da temperatura. Por isso, os calores específicos dos gases perfeitos também são função apenas da temperatura.
CONDUTIVIDADE TÉRMICA:
A condutividade térmica K quantifica a habilidade dos materiais de conduzir calor. Materiais com alta condutividade térmica conduzem calor de forma mais rápida que os materiais com baixa condutividade térmica. Desta maneira, materiais de com alta condutividade térmica são utilizados como dissipadores de calor e materiais de baixa condutividade térmica são utilizados como isolamentos térmicos. Esta propriedade, que depende da variação de temperatura do sistema, pode ser estudada a partir da equação de transporte de Boltzmann.
A condutividade térmica é uma característica específica de cada material, e depende fortemente da temperatura e da pureza do material (especialmente sob baixas temperaturas). Em geral, os materiais tornam-se mais condutores de calor com o aumento da temperatura. A condutividade térmica equivale a quantidade de calor Q transmitida