CALOR DE DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
RAFAEL DAMIANE SANTOS SOUSA
RELATÓRIO N° 6 - CALOR DE DECOMPOSIÇÃO DO PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
FÍSICO - QUÍMICA I EXPERIMENTAL
Relatório de aula experimental apresentado ao Curso de Química Industrial da Universidade Federal do Maranhão para obtenção de nota parcial na disciplina físico - química experimental.
Profa°. Ms: Núbia Fernanda Marinho Rodrigues.
São Luís – MA
Fevereiro / 2013
TÍTULO
Calor de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio.
OBJETIVO
Determinação da entalpia padrão de decomposição do peróxido de hidrogênio.
INTRODUÇÃO
O H2O2 possui a aparência da água, tem um odor característico, não é inflamável, é miscível com água em todas as proporções, é comercializada em concentrações entre 22 a 60% (m/v). O peróxido de hidrogênio é estável a temperatura ambiente, se for devidamente armazenado. Sua decomposição libera O2, água (H2O) e calor. Em soluções diluídas, o calor é facilmente absorvido pela água, em soluções mais concentrações concentradas o calor gerado aumenta a temperatura e acelera a taxa decomposição do H2O2. O H2O2 não queima de forma espontânea dependendo da sua concentração, mas sua decomposição libera O2, ao qual pode causar a combustão. Incêndios que envolvem H2O2 são controlados utilizando grandes quantidades de água.
O H2O2 é um metabólico natural em vários organismos, quando se decompõem resulta em O2 e H2O. Ele é formado pela ação da luz solar sobre a água (foto-reação) em presença de substância húmicas. É considerado um oxidante muito eficiente, um dos responsáveis pela acidez da água da chuva.
Embora o H2O2 não seja considerado um explosivo, quando misturado com substância orgânica em determinadas concentrações,