Caligrafia Chinesa
MARIANA SILVA VIDAL
TURMA:02
ARTE E ESCRITURA- 2015.1 - EVELYNE
Acredita-se que os primeiros caracteres chineses surgiram há cerca de 4600 anos atrás durante o reinado do Imperador Huangdi¹. Conta a tradição que um historiador chamado Cangjie, a incentivo do imperador, criou os códigos para facilitar os registros e transmissões de mensagens. Observando as características específicas de cada coisa que existia ele encontrava uma maneira de transforma-las em um desenho² como, por exemplo, as marcas que os animais deixavam no solo. Porém não existe uma fonte concreta para esta história, o que a torna apenas uma lenda.
Cerca de 200 anos a.C o imperador Qin Shihuang unificou não só a China, como também o sistema de escrita. Assim, fazendo com que todos usassem os mesmos símbolos para as palavras, o que não ocorria anteriormente.
Segundo a Columbia University, caligrafia vem de uma palavra grega que basicamente significa
'escrita bonita'. Contudo, na China, a caligrafia é declarada como arte em si. Tanto que são expostas em museus assim como as pinturas. Além disso, a caligrafia também é muito encontrada na decoração de artigos de uso cotidiano.³
A transformação da escrita de uma simples forma de transmissão de conteúdos para uma das artes mais estimadas foi ocasionada devido a diversas circunstâncias. Primeiro pelo círculo de letrados ou de funcionários cultos que apreciavam as qualidades estéticas e as possibilidades expressivas da escrita. A segunda foi a incorporação à arte da escrita dos que vinham a ser os quatro tesouros ou instrumentos básicos de caligrafia: o papel, o pincel, a tinta e o tinteiro.
No centro deste círculo de letrados estava Wang Xizhi, considerado o patriarca da caligrafia, que com os instrumentos citados realizou uma série de caligrafias iniciaram um marco na história desta arte. Desde então a caligrafia passou a ser usada por muitos artistas com a intenção de perpetuar seus espíritos através da