calibração
A calibração é o processo para medir a quantidade real de massa, de volume, de força, que corresponde á quantidade indicada na escala de um instrumento.
Para maior exatidão calibramos a vidraria volumétrica de modo a medir o volume real que está contido ou que é transferido por um determinado instrumento, isso é feito medindo a massa de água transferida ou contida no instrumento e usando a massa especifica da água para converter massa em volume.
Calibração
Para a maior parte de finalidades analíticas, a aparelhagem volumétrica fabricada de acordo com os padrões da classe A será satisfatória, porem para trabalhos de maior exatidão é aconselhável calibrar todo o aparelho que não tenha um certificado de calibração recente. O procedimento de calibração envolve a determinação do peso da água contida no aparelho ou descarregada pelo aparelho. Observa-se a temperatura da água e, a partir da sua densidade na temperatura medida, calcula-se o seu volume. As tabelas que dão os valores da densidade são usualmente baseadas em peso no vácuo. Sugere-se que os dados sejam plotados num gráfico de modo que se possa ler o volume de um grama de água na temperatura exata em que a calibração foi realizada. Em toda as operações de calibração, o aparelho a ser calibrado deve estar cuidadosamente limpo e deve ficar algum tempo ao lado da balança que será empregada, juntamente com um suprimento de agua destilada o deionizada, a fim de entrarem em equilíbrio térmico com o ambiente. Os balões que devam ser secos serão lavados duas vezes com um pouco de acetona e depois sujeitos a sopros de ar limpo, que removerá o solvente.
Balão volumétrico
Depois de deixar o balão limpo e seco durante uma hora junto da balança, ele é fechado e pesado. Insere-se depois no colo do balão a haste de um pequeno funil, haste esta que foi retirada de modo que a sua extremidade aberta e que fique abaixo do traço de referencia do