Calibração de Material de vidro
Unidade Curricular: Laboratórios Integrados de Química
Curso: Engenharia Biológica
Docente: Maria Manuela Silva Pires Silva
Ana Carvalho, A74948
José Pedro Alves, A74440
Maria Sá, A76465
Objetivo:
Determinação exata do volume contido no material de vidro e da incerteza associada
Introdução:
A calibração de material de vidro envolve a determinação exata do volume nele contido e da incerteza associada. Neste caso, será feita a calibração de balões volumétricos, como também de pipetas volumétricas.
Esta baseia-se na determinação gravimétrica da massa da água contida (material “In”) ou escoada (material “Ex”) e na conversão deste valor para volume, à temperatura de referência de 20 ᵒC, utilizando equações adequadas e tabelas.
Na realização da calibração, a qual deve ser feita periodicamente em material de vidro volumétrico ou graduado, e sendo que eles são muito sensíveis a diversos fatores, como a temperatura, há cuidados fundamentais que têm que se respeitar dado que esta atividade laboratorial tem que obter a capacidade volúmica exata do material dado que os valores obtidos servirão de base para todas as outras futuras experiências que se realizam com o material. Tais cuidados são a certificação que o material está bem limpo, que a água contida no recipiente a calibrar estar a mesma temperatura do recipiente, que se ajusta o menisco sempre pelo nível de referência e que se evita o contacto direto com o material de vidro.
Assim, a importância da calibração deve-se a finalidade de verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado, a fim de corrigir qualquer tipo de erro. A má calibração ou não calibração do material de vidro pode levar a resultados não confiáveis, dado que provoca a cada medição feita um erro sistemático, afetando bastante a exatidão dos resultados. Todo o material de vidro volumétrico e graduado deve ser calibrado segundo procedimentos