Calibração de Aparelhos Volumétricos
As vidrarias mais comuns utilizadas para determinar volumes são: pipeta, proveta, balão volumétrico e bureta.
A pipeta pe utilizada, principalmente, para transferir determinados volumes de líquidos. Normalmente, é necessário que haja precisão na medição dos mesmos, então o erro relativo máximo deve ser de 1% entre as aferições.
A temperatura também é outro fator que influencia diretamente na medição do volume, pois, geralmente, líquidos quentes ocupam volumes maiores que o mesmo em condições mais frias. Nestes casos, é aconselhável que se faça a medição do liquido quente e depois espera-lo esfriar para conferir se o volume está realmente de acordo com o desejado. É providencial que se tenha conhecimento da grandeza do erro que se comete conforme a variação do volume do meterial de vidro e das soluções com a temperatura.
O objetivo da aula é verificar se as pepetas volumétricas de 10mL e de 25mL apresentam o volume que são propostas. É aceitável que a pipeta de 25mL tenha uma desvio de +/- 0,03mL.
A calibração da pipeta é feita baseada no tempo de escoamento do liquido contido na pipeta e depois se verifica o volume do mesmo através de cálculo, utilizando o valor de sua densidade na temperatura que se encontra. Espera-se que o tempo de escoamento da pipeta de 10mL seja de 20 segundos e o da pipeta de 25mL seja de 25 segundos.
- Pipeta volumétrica de 10mL;
-Pipeta volumétrica de 25mL;
- Béquer de ____mL;
- Béquer de ____mL;
- Termômetro;
- Cronômetro (do celular);
- Balança Analítica;
- Reagente: Água destilada.
O 1º passo foi feito para analisarmos a temperatura da água destilada. Então colocou-se uma quantidade qualquer de água no béquer maior e