Calibragem de pneus
Assim como para nós humanos, a pressão também é importante para os pneus, pois se usada de forma incorreta, afeta o desgaste e consequentemente a sua vida útil.
O que é baixa pressão? O que acontece com o pneu? [pic]
Baixa pressão é a falta de ar dentro do pneu. Com isso, o pneu terá sua área de contato com o solo alterado, o que provocará um desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. Outras consequências: superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura do pneu.
E a alta pressão? [pic]
O excesso de pressão também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando também um desgaste acelerado, desta vez, no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu.
Nunca imagine que a alta pressão compensará a sobrecarga!
Um pneu com alta pressão está enfraquecido, pois esta pressão é muito superior àquela para a qual ele foi projetado. O pneu fica mais suscetível a cortes e impactos, além de sacrificar o conforto ao dirigir.
[pic]Calibragem com Nitrogênio
O nitrogênio apresenta menor alteração de pressão e temperatura após longos percursos, podendo aumentar a vida útil do pneu (perceptível mais em pneus de caminhão devido ao maior tempo de rodagem e temperaturas, mas claro, dependendo das condições de uso).
Usando nitrogênio, deve-se utilizar a mesma pressão recomendada para o ar comprimido.
Pode-se misturar o nitrogênio com o ar comprimido, porém misturando os gases, haverá perda de algumas vantagens físicas do nitrogênio.
É recomendável que o usuário utilize um ou outro gás.
Fonte: