Calibragem de eletrodos
RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO
CALIBRAGEM DE ELETRODOS DE pH, PREPARO E PADRONIZACAO DE SOLUCOES POR TITULACAO POTENCIOMETRICA
Curso de Engenharia Química
Análise Instrumental Química
Rio Grande
2008
1. OBJETIVOS
A prática tem por objetivos a calibração de eletrodos de pH, que servirão para uma posterior titulação potenciométrica de neutralização através de uma solução padrão previamente preparada, a ser padronizada.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A titulação potenciométrica tem como fundamento obter informações sobre uma determinada substância mediante o potencial que aparece entre dois eletrodos. Consiste de métodos que se baseiam na medida da f.e.m. de uma célula galvânica (pilha) de maneira que o potencial de um dos eletrodos componentes depende das atividades dos componentes do sistema interessado.
As células usadas na análise potenciométrica são compostas de dois eletrodos com funções distintas, o eletrodo indicador e o eletrodo de referência. O eletrodo indicador é um eletrodo sensível à espécie iônica interessada; quando imerso na solução de estudo, responde assumindo um potencial que é função da atividade daquela espécie iônica. O eletrodo de referência é um eletrodo com potencial constante, conhecido, ele é reversível e obedece a equação de Nernst.
A titulação potenciométrica se baseia no fato de que ácidos são neutralizados por uma base produzindo um sal e água. Em meio aquoso, o ponto em que a solução ácida é completamente neutralizada é chamado de ponto de equivalência. Este ponto pode ser detectado mediante o uso de um indicador (substâncias que trocam de coloração pelo excesso de íons OH- ou H+), na titulometria de neutralização, como um método clássico da química analítica, ou mediante o uso de instrumentos, tais como os pHmetros. Este aparelho converte as informações contidas em propriedades físicas e