Calibra O De Um Termopar
ICEx – Instituto de Ciências Exatas
Engenharia de Minas - DeMin
Bárbara Nunes Costa
2015014912
CALIBRAÇÃO DE UM TERMOPAR
Belo Horizonte, Minas Gerais
Abril/2015
Bárbara Nunes Costa
Relatório do Experimento nº 4 de Termodinâmica e Hidrodinâmica: Calibração de um Termopar
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Física Experimental – MT do curso de Engenharia de Minas.
Orientador Prof. Fernando Augusto Batista
Belo Horizonte
Abril de 2015
SUMARIO
1. Introdução
2. Resumo
3. Materiais Utilizados
4. Metodologia experimental
5. Resultados obtidos
6. Discussão e conclusão
7. Referências
Introdução
Em todas as instalações industriais, a medição da temperatura é de extrema importância, permite a medição de níveis de energia térmica, conhecer a eficiência dos equipamentos térmicos e assim poder corrigir as suas condições de funcionamento, bem como conhecer a eficiência de ciclos termodinâmicos. Tendo em vista a importância e necessidade de se possuir um total controle sobre processos térmicos, consta neste relatório um dos modos de se obter este controle, que é através de um Termopar Tipo J e de um circuito eletrônico na qual o sinal é otimizado a fim de poder utilizá-lo na instrumentação industrial.
Definimos Termopares como sensores de medição de temperatura que são constituídos por dois condutores metálicos e distintos, puros ou homogêneos. São baratos, podem medir uma vasta gama de temperaturas e podem ser substituídos sem introduzir erros relevantes. A sua maior limitação é a exatidão, uma vez que erros inferiores a 1 °C são difíceis de obter. A junção de dois metais gera uma tensão elétrica que é função da temperatura. O funcionamento dos termopares é baseado neste fenômeno, conhecido como Efeito de Seebeck. Este se define como a produção de uma diferença de potencial (tensão elétrica) entre duas junções