CALIBRA O DE MATERIAL VOLUM TRICO
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
BEATRIZ BARBOSA
GENUAN ZANON
LETÍCIA GOMES
PATRÍCIA PRADELLA
SAMARA CAVALHEIRO
PRÁTICA 1: CALIBRAÇÃO DE MATERIAL VOLUMÉTRICO
Dourados/MS
09/03/2015
1 RESUMO
Os materiais volumétricos são de muita utilidade em qualquer laboratório ou indústria, para qualquer medida correta dos volumes, sendo componentes para as etapas experimentais, são de grande importância no resultado final de experimentos e práticas.
A calibração dos materiais volumétricos quantificam os valores nominais e verdadeiros dos volumes, contribuindo na análise dos erros, tornando possível a correção dos mesmos.
A prática realizada teve como objetivos introduzir as nomenclaturas das vidrarias convencionais para o melhor manuseio no laboratório, demonstrar formas de manuseio e aferição dos mesmos e introduzir a calibração das vidrarias.
A calibração foi feita usando-se a massa da água, descobrindo-se por consequência, por meio da densidade da água à temperatura do ambiente, o volume real adicionado nas vidrarias. Valores de desvio e erro foram calculados, apresentando divergências com os valores considerados razoáveis/padrões.
2 INTRODUÇÃO
Nesta prática introduziu-se a nomenclatura de algumas vidrarias convencionais, e junto a isso, a importância de saber manusear e aferir as mesmas. Desta forma, conhecemos como se dá a calibração de um material volumétrico a fim de se obter melhores resultados nas próximas práticas em relação às medidas de volumes. Mas o que seria esse processo de calibração de material? Qual a sua importância nos procedimentos experimentais? Para responder a estas indagações e outras que se fizerem necessárias, vamos entender alguns conceitos.
O processo de calibração nos materiais volumétricos permite um resultado mais preciso nos experimentos, com a finalidade de reduzir ao mínimo os erros para que seja desenvolvido um