Calha parshall
O medidor Parshall desenvolvido pelo engenheiro Ralph L. Parshall, na década de 1920, nos Estados Unidos, inicialmente para aplicações em irrigação, hoje em dia é utilizado frequentemente nas aplicações industriais e de saneamento.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O medidor Parshall, também conhecido por Calha Parshall, é um medidor de vazão para canais abertos. A calha é constituída de uma estrutura com paredes verticais, possuindo na entrada um trecho convergente (0-1), um trecho contraído em declive de seção constante (1-2), e na saída, um trecho divergente em aclive (2-3).
O trecho convergente, também chamado de crista, produz um nível, no líquido medido, que está diretamento relacionado com a vazão.
Com auxílio de um medidor de nível externo adequado, podemos obter leituras de vazão com uma boa precisão.
Os medidores Parshall podem ser construídos no campo ou fabricados nos seguintes materiais : concreto, madeira, metal, fibra de vidro e outros.
SELEÇÃO DE TAMANHO
Para seleção do tamanho do medidor Parshall, devem ser conhecidos os seguintes dados:
a-) largura do canal na montante e na jusante; b-) vazões máxima e mínima; c-) profundidade da água no canal; d-) perda de carga admissível; e-) previsão para vazões futuras.
INSTALAÇÃO
Algumas condições básicas de instalação devem ser obedecidas:
a-) O medidor Parshall deve ser instalado precedido à montante ou por um reservatório de grande dimensão, onde a velocidade seja sensivelmente nula, ou por um trecho de canal prismático onde o escoamento seja uniforme; b-) O medidor deve estar instalado com o canal tanto na montante como na jusante; c-) O medidor deve ser alinhado longe o suficiente da comporta ou curvas, para que o escoamento na região da entrada do medidor seja uniforme e completamente livre de turbulências e ondas; d-) A crista do medidor deve estar rigorosamente em nível a fim de assegurar a mesma vazão para o mesmo nível ao longo da largura