calegari
PROFESSORA: Solange
NOME
Vanderson dos Santos de Medeiros
RA
7082558962
Questões de Economia
Senador Flaquer – Santo André – SP
Santo André, 02 de outubro de 2013
Página 32: questões 4 e 5
4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio Keynesiano sobre a demanda efetiva?
Na teoria de Say: Na economia, a própria oferta por um determinado produto criaria a demanda, ou seja, não há a necessidade do Estado intervir no âmbito do crescimento econômico.
Na teoria Keynesiana: Keynes defendeu a interferência do Estado, e, que o nível da produção nacional de uma determinada economia é por sua vez gerado pela demanda agregada ou efetiva, ou seja, numa determinada recessão, o Estado intervém, concedendo incentivos fiscais e, controlando ao mesmo tempo os gastos públicos, promovendo o aquecimento da economia e, ao mesmo tempo, gerenciando os índices inflacionários, o setor produtivo (Macro Economia e Micro Economia) e, a evolução do mercado de trabalho.
5) Explique suncitamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keneysianos, marxistas e institucionalistas.
Monetarista: defende o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado;
Fiscalistas: Recomenda o uso de Incentivos Políticos Fiscais Ativas, com certo grau de intervenção do Estado;
Pós-Keynesinos: Enfatizam o papel da especulação financeira e como Keynes, defende um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica;
Marxistas: Defende a teoria (valor-trabalho). Com o capitalismo, os burgueses detêm o Capital, dinheiro que emprega na produção de riquezas e, os proletariados viram-se obrigados a vender a sua força de trabalho para garantir a sua subsistência;
Institucionalistas: Consideram que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais nas influências dominantes e no desenvolvimento tecnológico.
Página 43: Questões 1 e 5
1) O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As