Caldeiras
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Curso: Tecnologia de Alimentos
Disciplina: Operações unitárias na indústria de alimentos II
Docente: Mirla Miranda
Discente: Fernanda Soares Pinheiro
CALDEIRAS
1. DEFINIÇÃO Caldeiras são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo. A energia necessária à operação, isto é, o fornecimento de calor sensível à água até alcançar a temperatura de ebulição, mais o calor latente a fim de vaporizar a água e mais o calor de superaquecimento para transformá-la em vapor superaquecido, é dada pela queima de um combustível.
2. TIPOS DE CALDEIRAS As caldeiras que produzem vapor pela queima de combustíveis podem ser classificadas em dois grupos: caldeiras flamotubulares e caldeiras aquatubulares.
2.1. Caldeiras flamotubulares
São aquelas em que os gases provenientes da combustão (gases quentes) circulam no interior dos tubos e a água a ser aquecida ou vaporizada circula pelo lado de fora. Os tubos são montados à maneira dos feixes de permutadores de calor, com um ou mais passos dos gases quentes através do mesmo. São empregadas somente para pequenas capacidades e quando se deseja obter apenas vapor saturado de baixa pressão. Existem vários tipos de caldeiras flamotubulares, dentre as quais se destacam a vertical e a horizontal.
No caso das caldeiras verticais, os tubos são colocados verticalmente num corpo cilíndrico fechado nas extremidades por placas, chamadas espelhos, a fornalha interna fica no corpo cilíndrico logo abaixo do espelho inferior. Os gases de combustão sobem através dos tubos, aquecendo e vaporizando a água que está em volta deles.
As principais caldeiras horizontais apresentam tubulões internos nos quais ocorre a combustão e através dos quais passam os gases quentes. Podem ter de 1 a 4 tubulões